Iniciada reunião com proposta de estudo sobre ação missionária na Igreja


Publicado em 16 set 2015
consep15
“Nosso Consep acontece em um momento delicado na vida do país e neste mês que antecede o Sínodo dos Bispos sobre a Família. Que, em tudo, seja realizada a vontade de Deus, sob a ação do Espírito Santo”, disse o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Murilo Krieger, na celebração de abertura da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep).

Na capela da Conferência, na manhã desta terça-feira, 15 de setembro, a presidência da CNBB, bispos presidentes das comissões episcopais pastorais e assessores nacionais meditaram sobre o Mês da Bíblia, recordando a festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores.

“A Bíblia deve produzir muito em nossas vidas. É neste contexto festivo que celebramos Maria, mãe das dores. O povo se identifica com essa devoção mariana que está tão presente na vida das comunidades”, acrescentou dom Murilo.

Início dos trabalhos

Logo no início das atividades, no plenário, membros do Consep aprovaram a pauta de trabalho. Dom Murilo Krieger preside a reunião, que é mediada pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, integra a mesa de trabalhos, pois o presidente da Conferência, dom Sergio da Rocha, não pode comparecer.

A primeira sessão da manhã foi dedicada à proposta de produção de Estudo da CNBB sobre a Missão e Cooperação Missionária. “O tema missão aparece em muitos documentos da Igreja, porém a CNBB ainda não possui um texto específico que trate do assunto em sua profundidade. Queremos oferecer as nossas comunidades um estudo que trate dos desafios contemporâneos da missão e as tarefas da Igreja Missionária”, explicou dom Murilo.

A proposta foi apresentada pelo bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária, dom Esmeraldo Barreto de Farias. Na ocasião, os bispos e assessores do Consep contribuíram com sugestões que podem enriquecer a proposta de publicação deste Estudo, na coleção verde. A proposta segue em avaliação pelo Conselho.

Ainda, pela manhã, houve exposição da análise de conjuntura, com presença de quatro representantes da Defensoria Pública. Hoje, 16, os presidentes das comissões participarão de reunião com os assessores.

No decorrer da reunião serão discutidos diferentes temas relacionados às ações pastorais da Igreja no Brasil, como a criação de Instituto Missionário, o Ano da Misericórdia e Ano da Paz. Também haverá apresentação da plataforma digital, a Episco.net, coordenada pela Comissão de Comunicação da CNBB.

Por CNBB


fonte: a12.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Delicious Digg Stumble Upon Google Bookmarks
HOTEL CAMPOS | Rua Oliveira Braga, 326 | Centro | Aparecida/SP
Cep.: 12570-000 | Tel.:(12) 3105.1558 | Fax.:(12) 3105.6043