Bispos e juventude missionária recordam 516 anos da primeira missa no Brasil

Dom José Edson Oliveira acolheu os jovens missionários na diocese de Eunápolis

“Que essa missão seja um grande incentivo, como nossos irmãos andaram dias e dias sobre este mar para nos trazer a grande riqueza do Evangelho. Hoje caminhamos sobre seus passos e suas convicções: a alegria missionária de ser, de fato, uma Igreja em saída: uma Igreja que é peregrina, que vai ao encontro do outro”, disse o bispo da diocese de Eunápolis (BA), dom José Edson Santana Oliveira, no último  dia 26,  na celebração dos 516 anos da primeira missa no Brasil.

A celebração na praia de Coroa Vermelha, na Bahia, teve a presença da comunidade indígena Pataxó, centenas de leigos, padres, religiosos, além de jovens participantes da 3ª Semana Missionária da diocese de Eunápolis, que desde o dia 17 de abril estavam reunidos em solo baiano para anunciar o Evangelho à comunidade.

Ao olhar para a cruz instalada no local da primeira missa, símbolo trazido pelos portugueses em 1500, o bispo rememorou o chamado do apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas. “Na cruz está a vida e ressurreição. Que possamos olhar para a cruz de Cristo que nos salvou e nos libertou”, refletiu o bispo.

A missa foi concelebrada pelo bispo de Alagoinhas (BA), dom Paulo Romeu Dantas. Ao ser homenageado pela comunidade Pataxó, recebeu de presente um cocar de uma liderança indígena.

Os indígenas participaram de diversos momentos da missa, como o ofertório e a coroação de Nossa Senhora da Esperança, com a primeira imagem da santa trazida pelos portugueses ao território brasileiro. Também apresentaram cântico entoado que simboliza a aliança do povo indígena com o homem branco.

Jovens em missão

A missa comemorativa encerrou a 3ª edição da Semana Missionária. A atividade movimentou a diocese de Eunápolis com celebrações diárias, momentos de louvor, adoração e missão de porta em porta realizada pelos jovens da diocese de São Mateus (ES). A missão foi coordenada por padre José Ailton, da paróquia Sagrada Família pelo casal missionário Adna Maria Silva e Nelson Barbosa Silva, da diocese de São Mateus.

Paralelo a essas atividades, cerca de 300 jovens participaram do Encontro diocesano da Renovação Carismática Católica, conhecido como “Aplanae”. Neste ano, além de Coroa Vermelha, a juventude missionária percorreu as ruas de  Santa Cruz Cabrália, Santo André, Santo Antônio, Guaiú e dezenas de bairros e reserva indígena, anunciando o Evangelho.

Na ocasião, o padre José Ailton destacou o crescimento do trabalho missionário realizado nos últimos anos e a importância da participação dos jovens na Semana Missionária.

“É um trabalho que vai dando suporte às marcas e cicatrizes que ficaram abertas no decorrer da história. A Semana deu uma nova vida a este lugar e a população indígena se sente mais amada por ter a visita desses jovens. É uma parceria que só tem aumentado e percebo aqui uma sede de Deus”, pontuou o sacerdote.

CNBB com informações e fotos da diocese de Eunápolis.
Bispos e juventude missionária recordam 516 anos da primeira missa no Brasil

17 pensou em “Bispos e juventude missionária recordam 516 anos da primeira missa no Brasil

  1. Pingback: visit the website
  2. Pingback: more
  3. Everything is very open with a very clearclearprecisereally clear explanationdescriptionclarification of the issueschallenges. It was trulyreallydefinitely informative. Your website isYour site is very usefulvery helpfulextremely helpfuluseful. Thanks forThank you forMany thanks for sharing!

  4. Howdy! This is my first comment here so I just wanted to give a
    quick shout out and say I genuinely enjoy reading your posts.

    Can you suggest any other blogs/websites/forums that
    go over the same topics? Thanks for your time!

  5. My brother suggested I may like this web site.
    He used to be entirely right. This put up actually made my day.
    You cann’t imagine just how a lot time I had spent for this info!
    Thank you!

  6. HiWhat’s upHi thereHello friendsmatescolleagues, its greatenormousimpressivewonderfulfantastic articlepostpiece of writingparagraph regardingconcerningabouton the topic of educationteachingtutoringcultureand fullycompletelyentirely explaineddefined, keep it up all the time.

  7. Hi, I do think this is an excellent site. I stumbledupon it
    😉 I may revisit yet again since i have book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may
    you be rich and continue to guide others.

  8. Pingback: how to get clients
  9. I don’tdo not even know the wayunderstand howknow how I stoppedI endedI finished up hereright here, howeverbut I thoughtI assumedI believed this postsubmitpublishput up used to bewaswas once goodgreat. I don’tdo not realizerecognizeunderstandrecogniseknow who you areyou’reyou might be howeverbut definitelycertainly you areyou’re going to a famouswell-known blogger if youshould youwhen youin the event youin case youfor those whoif you happen to are notaren’t already. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo